Por que o monitor de tráfego não mostra dados reais?
Ao monitorar o tráfego de rede via SNMP, nos deparamos com monitores de 32 bits e 64 bits. A principal diferença entre eles está na capacidade máxima de contagem.
Monitor de Tráfego
Esse monitor utiliza uma variável de 32 bits que pode armazenar um valor máximo de 4 Gigabytes trafegados. Em um link de rede de alta velocidade, por exemplo, um link de 1 Gbps, essa contagem pode ser atingida em 32 segundos.
-
Ocorrência de rollover: Quando essa variável ultrapassa o valor máximo, o contador retorna a zero. Essa característica é conhecida no Monsta como
rollover
. -
Problema ocasionado: Esse "estouro" de contador pode levar a gráficos de monitoramento com quedas abruptas, dificultando a análise e o cálculo correto do tráfego. Com isso, o valor real do tráfego é perdido, pois dependendo da frequência com que a coleta do monitor ocorre, um rollover pode ocorrer sem ser detectado.
Exemplo de um monitor de tráfego 32 bits em um link de 1gbps com frequência de 5 minutos.
Monitor de Tráfego (64 bits)
Esse monitor pode armazenar um valor máximo de 18 Exabytes. Esse número é tão grande que um rollover
em links de alta velocidade é praticamente impossível de ocorrer. Por exemplo, um link de 100 Gbps levaria aproximadamente 46 anos para preencher toda a variável.
-
Maior precisão e confiabilidade: Com o contador de 64 bits, você garante que a contagem do tráfego seja contínua e precisa, sem interrupções.
-
Análise de longo prazo: Permite uma análise de tráfego mais precisa e confiável em períodos longos, já que o valor acumulado não é perdido.
O mesmo tráfego em um monitor de 64 bits.
Conclusão
Para gráficos reais, utilize sempre os monitores de 64 bits que possuem uma melhor precisão na medição. Entretanto, caso o equipamento que você pretende monitorar disponibilize apenas o tráfego em 32 bits, diminua a frequência da coleta de dados para um valor que se ajuste velocidade da interface de rede monitorada.
Contato
Monsta Tecnologia Ltda
Site: http://www.monsta.com.br
Downloads: http://www.monsta.com.br/download.html
E-mail: contato@monsta.com.br