Converter certificados para utilizar no Monsta
No mundo da segurança digital, os certificados SSL/TLS são a espinha dorsal da comunicação segura na web (HTTPS), garantindo a autenticidade e a criptografia dos dados trocados entre usuários e servidores.
Este guia foi criado para auxiliar você um passo a passo, como utilizar a ferramenta padrão da indústria, OpenSSL, para converter certificados e chaves privadas de formatos comuns (como .pfx
ou .key
e .crt
) para o formato PEM, garantindo que você tenha os componentes necessários – a chave privada RSA (.pem
) e o certificado público (.pem
) – prontos para serem utilizados no Monsta.
Certificados .crt e .key em formato PEM
Ao trabalhar com certificados digitais para segurança, você invariavelmente encontrará dois tipos de arquivos principais, geralmente com as extensões .crt
e .key
. Eles funcionam juntos, como um par, mas têm propósitos muito diferentes e um deles exige muito cuidado no manuseio.
O que é cada arquivo
certificado.crt: É a sua Chave Pública, uma longa sequência de caracteres que pode ser compartilhada livremente. Qualquer pessoa pode usá-la para criptografar mensagens que apenas o servidor HTTP do Monsta (com sua chave privada) poderá ler.
certificado.key: É sua Chave Privada, uma longa sequência de caracteres, matematicamente ligada à chave pública no seu arquivo .crt
. Apenas esta chave privada pode descriptografar as mensagens que foram criptografadas usando a chave pública correspondente (do seu arquivo certificado.crt
). É assim que seu servidor lê dados enviados de forma segura por um visitante.
Como importá-los no Monsta
Certifique-se de que os arquivos estão em formato PEM, ou seja, o início e o final do arquivo devem estar no formato informado abaixo:
-----BEGIN PRIVATE KEY-----
Texto da chave
...
...
-----END PRIVATE KEY-----
Uma vez que as chaves estão nesse formato, basta renomear os arquivos para .pem, como abaixo:
chave_publica.pem
chave_privada.pem
Após esse procedimento, no Monsta, acesse o menu "Configuração" e selecione o item "Certificado TLS". Na tela que aparecer, selecione a opção "Certificado Próprio" e faça o upload de seus arquivos conforme exemplo abaixo:
Certificados .pfx
O certificado em arquivo .pfx
é um formato de arquivo contêiner. Ele é projetado para agrupar vários itens criptográficos importantes em um único lugar. Dentro desse arquivo, você normalmente encontrará:
- A Chave Privada;
- O Certificado Público correspondente;
- (Opcional, mas comum) A Cadeia de Certificados Intermediários/Raiz (os certificados da Autoridade Certificadora que validam o seu certificado).
Quase sempre, um arquivo .pfx
é protegido por uma senha. Essa senha é crucial, pois ela criptografa o conteúdo do pacote, protegendo especialmente a chave privada que está lá dentro. Você precisará dessa senha para abrir o "cofre" e acessar os arquivos internos.
Para extrair os arquivos necessários pelo servidor HTTP do Monsta, será necessário o auxílio do programa openssl. O procedimento abaixo apresentado deve feito em um servidor Linux.
Para esses exemplos, faça o upload dos seus arquivos para um servidor Linux de sua escolha.
Instalar o openssl
Certifique-se de que o seu servidor Linux possui o software openssl. Caso necessite instalá-lo, utilize os comandos abaixo:
Fedora
yum install -y openssl
Ubuntu/Debian
apt-get install -y openssl
Extrair a chave pública e privada para arquivos
Execute os comandos abaixo para extrair as chaves pública e privada do seu certificado .pfx.
Caso seu arquivo esteja protegido por senha, a mesma será solicitada durante a execução dos comandos. Se você não possua a senha, contate a entidade que gerou seu certificado para maiores informações.
Chave Pública
openssl pkcs12 -in certificado.pfx -clcerts -nokeys -out chave_publica.pem
Chave Privada
openssl pkcs12 -in certificado.pfx -nocerts -nodes -out chave_privada.pem
Caso ocorra algum erro como este:
Global default library context, Algorithm (RC2-40-CBC : 0), Properties ()
Provavelmente seu certificado utiliza um algoritmo de critpografia fraco ou antigo. Para resolver esse problema, adicione o parâmetro "-provider legacy" ao final da linha de comando do openssl, por exemplo:
openssl pkcs12 -in certificado.pfx -nocerts -nodes -out chave_privada.pem -provider legacy
Importar os certificados no Monsta
Após esse procedimento, copie os arquivos chave_publica.pem
e chave_privada.pem
para seu computador. Dentro do Monsta, acesse o menu "Configuração" e selecione o item "Certificado TLS". Na tela que aparecer, selecione a opção "Certificado Próprio" e faça o upload de seus arquivos conforme exemplo abaixo:
Ao final, clique em "Salvar" para ativar seu novo certificado.
Os certificados TLS possuem uma data de validade. Certifique-se de renovar os certificados antes que eles expirem para evitar interrupções na comunicação segura.
Contato
Monsta Tecnologia Ltda
Site: http://www.monsta.com.br
Downloads: http://www.monsta.com.br/download.html
E-mail: contato@monsta.com.br